top of page

EXAME VASCULAR

>>   Exame Vascular

DSC_5381.jpg
Âncora 1

Para o diagnóstico e planejamento terapêutico de diversas doenças vasculares, se faz necessária a realização do exame de ultrassonografia (também conhecido como ecografia) com Doppler colorido.

 

Os exames são realizados por médicos cirurgiões vasculares com título de especialista em ecografia vascular, com equipamento de última geração e impressão de imagens em alta qualidade.


A Ultrassonografia Vascular consiste no uso de ondas sonoras de alta frequência para que sejam produzidas as imagens do interior do organismo. Ela permite analisar todo o sistema circulatório, facilitando a identificação de obstruções nas artérias e veias.

 

Trata-se de um exame seguro e indolor que não utiliza radiação , não causa efeitos colaterais e fornece imagens de tecidos moles que não conseguem ser visualizados através do raio-x.

 

Conheça abaixo como é realizada a Ultrassonografia Vascular, para que ela serve e suas principais indicações. Boa leitura!

 

Como é realizada a Ultrassonografia Vascular?

Mediante aplicação de um gel diretamente sobre a pele, é utilizada uma pequena sonda chamada de transdutor, responsável por gerar as ondas sonoras e captar os sons. Os ecos são gravados e transformados em vídeos ou fotografias por um computador.

 

Como essas imagens são geradas em tempo real, elas conseguem mostrar as estruturas e o movimento dos órgãos internos do corpo. Além disso, é possível visualizar o fluxo sanguíneo, permitindo uma análise imediata do funcionamento dos vasos e artérias.

 

Em média, a Ultrassonografia Vascular demora 30 minutos para ser concluída e não requer cuidados especiais antes e depois de ser realizada.

Quando a Ultrassonografia Vascular é indicada?

O exame é indicado para verificar se há estreitamento das artérias e, em caso positivo, analisar o problema. Ele permite diagnosticar coágulos sanguíneos nas veias dos braços e pernas, o que é chamado de trombose venosa e, consequentemente, prejuízos sérios à mobilidade do paciente.

 

A maioria dos médicos solicita a Ultrassonografia Vascular quando o paciente apresenta, por exemplo:

  • Pés e mãos frias;

  • Sensação de formigamento frequente;

  • Inchaço local;

  • Tontura;

  • Fadiga;

  • Falta de ar;

  • Dor no peito;

  • Perda de cabelo;

  • Distúrbios digestivos.

 

Isso porque ela analisa o fluxo sanguíneo para órgãos e tecidos visando detectar a presença, gravidade e localização específica de uma doença.

 

Quais condições podem ser diagnosticadas através do exame?

A Ultrassonografia Vascular é utilizada para diagnosticar ou confirmar praticamente todos os problemas vasculares, sejam eles venosos ou arteriais.

 

Quando realizada nas artérias carótidas, é largamente utilizada para avaliar os riscos de doenças cardiovasculares que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são as principais causas de morbidade e mortalidade no mundo.

 

Com o ultrassom de carótidas, podemos, por exemplo, verificar se há alguma placa na artéria e isso pode necessitar mudar ou acrescentar medicações para o paciente já que se encontra placas nas carótidas, há alta probabilidade de apresentar também placas em outras artérias como as coronárias. O tratamento em si, pode prevenir, por exemplo, infartos e AVC. Além disso, ajuda a determinar se há uma artéria aumentada, quadro conhecido como aneurisma, e a detectar coágulos sanguíneos, como trombose venosa profunda.

bottom of page