A embolização de dor inflamatória é uma técnica desenvolvida no Japão e tem como objetivo o tratamento de dores articulares de origem inflamatória.
As indicações mais comuns são: capsulites e bursites no ombro, epicondilite (cotovelo do tenista), bursite trocanterica (quadril), osteoartrite de joelhos, fasceíte plantar, sonovites de tornozelos.
Como ela funciona?
As dores articulares de origem inflamatória, em sua maioria, regridem com o tratamento conservador (analgésicos, corticoides, infiltrações, fisioterapia).
Nos casos em que o processo não de resolve a dor torna-se crônica. Nestes casos, os estudos mostram que, nas áreas inflamadas, existe a formação de múltiplos vasos sanguíneos com objetivo de resolver o processo, mas são justamente eles os responsáveis por tornar a dor crônica, pois geram mais inflamação e liberam no local inúmeras substâncias que geram a sensação de dor.
A embolização para dor inflamatória e realizada com anestesia local, e através de um microcateter, chega-se ao ponto da dor, onde libera-se partículas que vão ocluir estes vasos, cessando o processo inflamatório, reduzindo ou eliminando a dor.
Quais pacientes são candidatos à embolização de dor inflamatória?
Pacientes com dores articulares que não tem indicação de cirurgia e que não estão melhorando com os tratamentos convencionais (medicações, fisioterapia e infiltrações).
EMBOLIZAÇÃO DE QUADRIL
.png)
Quadril antes
.png)
Quadril depois
EMBOLIZAÇÃO DE JOELHO
.png)